domingo, 15 de maio de 2011

Mensagem - Retiro de Páscoa - Pb. Alexandre Oliveira - São Paulo - 24/04/2011

UNIÃO - 1 CO 1: 10

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer.
Versão NTLH
Irmãos, peço, pela autoridade do nosso Senhor Jesus Cristo, que vocês estejam de acordo no que dizem e que não haja divisões entre vocês. Sejam completamente unidos num só pensamento e numa só intenção.
Versão SHEDD
Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.
Versão King James
Suplico-vos, queridos irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que concordeis uns com os outros no que falam, a fim de que não haja entre vós divisões; antes, sejais totalmente unidos, sob uma mesma disposição mental e no mesmo parecer.
INTRODUÇÃO
1)    Corinto era uma cidade que continha aproximadamente 650 mil habitantes, sendo que 250 mil eram cidadãos e 400 mil eram escravos;
2)    Corinto era um gde centro comercial, tanto o tráfego por terra como pelo mar convergiam para Corinto.
3)    A cidade ficava na Grécia e Corinto tinha instalações portuárias naturais e uma localização estratégica que a tornou um próspero centro de navegação.
4)    Apesar de tudo isso, a cidade de Corinto era conhecida por sua depravação, imoralidade, luxuria, ostentação, além da homossexualidade.
5)    Havia um templo da deusa Afrodite, deusa da beleza, do amor e da procriação. Em seu templo, no instante que acontecia o culto, metade ficava no culto trazendo as suas ofertas e oferendas e a outra metade estava envolvida em verdadeiras orgias como uma oferenda a Afrodite.

A IGREJA EM CORINTO
Foi nesse cenário que a igreja nasceu. Nesse contexto que surgiu a igreja do Senhor. E os costumes daquele povo, começaram a vir para dentro da igreja.
Paulo foi avisado do que estava acontecendo e então resolve escrever a 1ª Carta com as seguintes características:
1)    Problemas de divisões entre os irmãos;
2)    Um dos membros da igreja se tornou tão devasso e imoral que nem a própria cidade o aceitava mais, mas a igreja nada fez;
3)    Os membros da igreja começaram a resolver os seus problemas indo a tribunais pagãos;
4)    Membros tendo relações com prostitutas, justificando que era algo apenas do corpo e que apenas o corpo estava envolvido nesse ato. A mente e o coração não.
5)    A ceia que deveria ser uma celebração, virou uma bagunça e uma glutonaria sem tamanho;
6)    E por fim, qdo os membros se reuniam, estavam acontecendo cenas de desordem que nada edificavam, principalmente no exercício dos dons espirituais.

O QUE É UNIÃO?
Tornar um só; Ligar (pessoas) por laços afetivos, sociais. V.pr. Ligar-se por afeto, casamento, interesse etc.

O OBJETIVO DA MENSAGEM
Poderíamos falar sobre como conseguir a união ou como não ser desunidos.
Utilizaríamos temas como:
1)    Perdão;
2)    Amor;
3)    Renúncia;
4)    Respeito;
5)    Compaixão;
6)    Obediência a palavra de Deus;
7)    Buscar a visão do líder;

UNIÃO MAIS PROFUNDA baseada em João 17.

JESUS E O PAI SÃO UM
Por várias vezes no texto Jesus fala que Ele e o Pai são um!
E o desejo de Jesus é que os discípulos também sejam um, assim como Ele e o Pai o são.
Como que Jesus e o Pai são um? Por causa da trindade?! Simplesmente porque Jesus obedecia ao propósito de Deus? Porque Jesus curava? Penso que essa união era causada por havia entre os 2 um relacionamento. Havia conversa! Conversa franca! Conversa de verdade! Olho no olho!
Jesus, sendo Deus encarnado, em um determinado momento fica nervoso qdo estão usando o templo para vender coisas;
Jesus, sendo Deus encarnado, chega ao ponto de pedir ao Pai que passasse dele o cálice! Ele não queria passar pelo calvário, apesar de saber que era necessário passar!

PREOCUPAÇÃO QUE PAIRA SOBRE OS NOSSOS DIAS
1)    As pessoas não se falam mais;
2)    A tecnologia tem tomado conta de tal forma que falamos mais por email do que pessoalmente;
3)    Está surgindo uma geração que não sabe mais se comunicar ou se expressar!

O problema é que estamos agindo assim com Deus!
Ou Deus faz o que eu quero, ou eu não quero mais Deus!
O perdão, respeito, amor, carinho, renúncia para mim vem no próximo passo. Pra acontecer tudo isso, é preciso haver comunicação, relacionamento!
COMO ANDAM OS SEUS RELACIONAMENTOS?

TENIS X FRESCOBOL
Tênis é um jogo feroz. O objetivo é derrotar o adversário. A sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola.
Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário. É justamente para o ponto fraco que ele vai dirigir a sua “cortada”, palavra que indica o objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar.
O jogo termina sempre com a alegria de um e a tristeza do outro.
Tênis = raiva, ressentimentos e terminam sempre mal.
Frescobol: fonte de alegria e tem a chance de ter vida longa.
O frescobol se parece muito com o tênis. São 2 jogadores, 2 raquetes e uma bola. Só que para o jogo ser bom, nenhum dos 2 pode perder.
Se a bola veio meio “quadrada”, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la no lugar certo, para que o outro jogador possa pegá-la.
Não existe adversário, pq não há ninguém a ser derrotado. Nesse jogo, os 2 ganham ou nenhum ganha.
Nesse jogo, ninguém fica feliz qdo o outro erra, pois o que se deseja é que ninguém erre. E o que errou pede desculpas, e o que provocou o erro se sente culpado.
Mas não tem importância: começa-se de novo o jogo em que ninguém marca pontos.
A bola: são nossos sonhos, nossos desejos, nossos gostos, nossas fantasias, tudo isso sob a forma de palavras. Conversar é ficar batendo sonho prá lá e prá cá.
Existem pessoas que criam relacionamentos como se fosse um jogo de tênis. Recebe o sonho do amigo e aguarda o momento certo de dar uma cortada nele. O que se busca é ter razão e o que se ganha é o distanciamento. Nesse jogo, quem ganha sempre perde!
Mas existem pessoas que mantém o relacionamento como um jogo de frescobol. O sonho do amigo, da amiga, as vezes vem “quadrado” mas ele tenta ajudar a arredondar a bola para que o jogo continue. Ninguém ganha para que os 2 ganhem, e o desejo não é uma cortada,  mas que o outro viva sempre, eternamente, para que o jogo nunca tenha fim.

CONCLUSÃO
1)    Que tipo de jogo nós estamos jogando?
2)    Que tipo de jogo você está jogando com DEUS?
3)    Deus sempre “joga” frescobol conosco. A bola pode ir “quadrada”, mas ela sempre voltará “redonda”.

Nenhum comentário: