sábado, 4 de abril de 2009

A volta
Desviar é mudar de direção, afastar do ponto onde se encontrava, mudar a posição, evitar, atalhar, esquivar, desencaminhar, demover. Desviar-se é, por sua vez, sair da via (do caminho), separar-se, afastar-se, fugir. O desviado é aquele que fica longe, afastado, apartado.
Se você sai da Igreja, é um desviado! É claro que você decidiu-se a sair por alguma razão. Talvez a estrutura eclesiástica ou a forma administrativa não lhe agradaram. Por exemplo, você quis ocupar um cargo e não foi contemplado ou alguma norma o deixou irritado. Ou você viu erros, injustiças e falhas humanas. Quem sabe, não houve interação, reciprocidade ou compartilhamento. Talvez a causa disso sejam os problemas pessoais e os envolvimentos de que você não conseguiu desprender-se. Ou o conflito gerado entre a mensagem que você ouvia dentro da Igreja e as outras vozes ouvidas fora dela. Você está fora, pela incredulidade e pelo orgulho, ou por um pecado que cometeu e não quis expor-se à confissão. Talvez você tenha substituído a Igreja pelos programas evangélicos de rádio e de televisão achando que segue Jesus em casa mesmo. Você pode ter passado a seguir os conceitos do coração, afeito às vãs filosofias humanas, descrendo da Palavra soberana. Você pode até estar chorando, porque se vê nesta condição: não descambou, não desceu os descaminhos do mundo, não perdeu a fé, mas está fora!
Você está sendo chamado à ter coragem de voltar ao caminho certo, rever a posição e congregar-se com os irmãos.
Voltar é retornar e recomeçar, é transformar idéias e atitudes, é recorrer e superar a situação que causou o desvio.
O convite é para você voltar para Deus. Ele é o eixo e é o elo de vida. Ele não é opção mas é o ingrediente, sem o qual não há vida. “Ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais (...)Pois nele vivemos e nos movemos e existimos.” At 17,25 e 28. Nele está o significado da existência. Deus é Espírito, é infinito, é único Deus. Ele é onipotente, onipresente e onisciente. É sábio e soberano. É santo, justo, fiel, misericordioso, amor e bondade. Por isso, a motivação de ir a Deus nunca deve ser o medo do inferno, e sim buscá-Lo espontaneamente, com adoração e gratidão.
O convite é para você voltar para a Igreja. Ela é o corpo de Cristo, é coluna e esteio da verdade, é a expressão da multiforme sabedoria de Deus. A Igreja, na sua perfeita união com Cristo, o seu cabeça, é a força da manifestação da glória que elevamos ao Pai.
Você já sabe que Deus é Deus, que a Igreja é o corpo de Cristo, que a Bíblia é a palavra perfeita, que o Diabo é seu inimigo e que existe a sedução do mal. Agora este conhecimento precisa motivar você a tomar uma atitude: voltar.
O arrependimento é o caminho da volta. O amor a Deus se manifesta na obediência.
O arrependimento deve ser acompanhado pelo humilde, pela confissão, pela conversão e pelo afastamento do pecado. “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.” Sl 34,18. “Volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. ”Is 55,7.

(Fragmentos da revista “Raio de Luz”)

Nenhum comentário: