quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

MATRIMÔNIO

MATRIMÔNIO

Há uma preocupação na vida dos solteiros: com quem se casar? Não há nada excepcional no fato de o rapaz ou a moça procurar o parceiro ideal e fazer do matrimônio um ideal na vida. Apesar de importante, contudo, procurar com quem se casar se constitui em algo de valor relativo.

Antes de contrair matrimônio, o jovem deve fazer uma análise profunda dos motivos que o induzem ao casamento. Nessa reflexão deve ser considerado o seguinte:

a) Busque como esposo(a) uma pessoa espiritual e socialmente madura, cujos valores espirituais e morais da vida sejam bem definidos. Case-se com alguém que seja membro da sua própria denominação, exclui-se, portanto, a possibili-dade de o jovem crente vir a contrair núpcias com jovem descrente.

b) Não faça do ato sexual o ponto máximo do casamento. Apesar de importante, não se constitui na principal elemento de sustentação e sobrevivência do matrimônio.

c) Se você pensa que o casamento será o fim dos seus problemas, engana-se; portanto, esteja preparado para sofrer decepções e dificuldades diversas, decorrentes daquelas crises matrimoniais tão comuns na fase de adaptação do casal.

d) Não case-se apenas porque os outros se casam. Muitos casais estão hoje sofrendo porque não foram feitos para o matrimônio. Deus deu a alguns o dom de permanecer solteiro, como Paulo, Jesus. É bem melhor viver feliz solitário, do que infeliz e afligido, com companhia.

e) Não se case por oportunísmo.
Pois alguns jovens temendo permanecer solteiros, não perde as ofertas e oportunidades, ainda que sejam más. Não é bem melhor ficar em Habacuque 2:3?

f) Só se case por amor. O Amor é a base, a pedra principal do casamento. É ele (o amor) que possibilita o perdão, é através dele que pode-se melhor compreender, é por ele que se vive uma eternidade com o par, não obstante às dificuldades, porque o Amor nunca acaba, nunca termina, permanece!

g) Não se case sem a aprovação de Deus. Faça a experiência de Eliezer, para saber se este é, de fato, o seu "Isaque", ou esta é, na verdade, a sua "Rebeca"...




Matéria adaptada do jornal "Shalon"- Recife

Um comentário:

Anonymous disse...

Concordo, pois vivi esta experiencia, nasci e fui criada na igreja, e eu achava que os jovens da igreja nao tinham nada a ver comigo, namorei uma pessoa do mundo e minha familia toda foi contra, ainda assim me casei com ele, isso era apenas uma armadilha na minha vida, no começo do casamento ele foi p/igreja e ate se batizou, mas com o passar do tempo ele nao ia e nem permitia que eu fosse, no segundo ano de casamento quando nasceu a minha filha, ele tambem teve uma outra filha com uma moça no trabalho dele, eu vive essa vida por 11 anos, uma vida de traiçoes, totalmente frustrada,e ate hoje isso tem reflexos na minha vida porque eu nao consigo acreditar mais em ninguem para relacionamentos, estou divorciada ha 6 anos, tenho um namorado que conheci na faculdade ele e uma pessoa que tem os mesmos objetivos que eu mas quando chega hora de falarmos em relacionamento serio "casamento" eu fico totalmente abalada e penso em terminar pq. psicologicamente a experiencia que vivi ainda grita aos meus ouvido. Portanto, jovens nao se iludam com pessoas do mundo, por maior amor que eles demonstrem procure a direçao de Deus para nao sofrer mais tarde, e esse tarde se torna eterno hj tenho 2 filhos e minha filha mais velha esta com 14 anos quase nao nos falamos ela mora com o pai e ele faz de tudo p/ que ela nao fale comigo nao venha na minha casa, tudo isso por ausa da minha desobediencia a Deus e a minha familia, espero que minha experiencia ajude a muitos ha nao cometer esse erro . Paz.